terça-feira, 15 de maio de 2012

Reciclando Papel


Como reutilizar papel descartado

1- Material necessário

Esses são o materiais básicos:
Tina ou baldes de plástico, liquidificador, molde de tamanhos variados, peneiras de plástico, toalhas velhas, tecido de algodão e jornal, ferro de passar roupa, rolo de macarrão, cola branca e uma prancha de compensado ou madeira.
Para processos um pouco mais elaborado podemos introduzir pigmento de cor, folhas secas e fibras diversas. Fazendo um papel um pouco diferenciado.

2- Passo á passo

  • Separar os papeis por cores, picotar em tamanhos pequenos ( +- 2 cm por 2 cm ), coloque em um balde e acrescente água ( metade de papel e a outra metade de água) deixe descansar por um dia ( as vezes o papel necessita mais de 24 horas). 
  • Após 24 horas retire o excesso de água, pegue um punhado de papel e coloque no copo do liquidificador, acrescente água e bata ( precisa ficar com aspecto de mingau). Faça isso com todo o papel. Se você quiser tingir o papel esse é o momento (acrescenta a água com pigmento no copo do liquidificador).
  • Pegue os moldes coloque essa mistura. Mergulhe essa peneira em um recipiente com água. Faça movimentos para espalhar a mistura, tentando deixar o mais homogêneo possível. Retire o excesso de baixo da peneira com uma esponja. Retire o papel molhado e faça um sanduíche com o tecido. Sendo o papel o recheio.
  • Após fazer o sanduíche. Posicione o papel em uma mesa reta. Passe o rolo de macarrão como se fosse uma massa de pizza, abra tentando ficar o mais reto possível. Cuidado para não deixar fino demais.
  • Deixa secar pendurado no varal ou em uma prancha de compensado ao sol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário